“Nova pandemia é inevitável”, afirma a Organização Mundial da Saúde

Declaração foi dada pela diretora-geral adjunta, Mariângela Simão.

“Nova pandemia é inevitável”, afirma a Organização Mundial da Saúde Foto: OMS

“Nova pandemia é inevitável”, afirma a Organização Mundial da Saúde

Saúde Por: Thiago Silva - 05/10/2021

Em entrevista para a emissora de televisão francesa RFI, a diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que uma nova pandemia é “quase inevitável”, e a questão é “quando ela vai acontecer”. Um tratado sobre pandemias mundiais está sendo desenvolvido pela Organização, segundo ela.

“Vai ter uma próxima pandemia. Isso é uma coisa que a gente já sabe e que é inevitável. É uma questão de quando vai acontecer. Essa pandemia, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e é também uma constatação: acho que o mundo precisa acordar porque a gente vê que não foram apenas os países desenvolvidos que foram afetados, afetou o mundo todo”, comentou.

Mariângela ainda comentou sobre a possibilidade da vacina anticovid ser aplicada de forma anual. Essa forma de imunização ainda não é cogitada pela OMS, pois tudo irá depender do comportamento do vírus no decorrer do tempo.

“Esse é o comportamento desse tipo de vírus, da família do Coronavírus, de se tornarem endêmico. O importante é ter sempre em mente que é preciso evitar que as pessoas mais suscetíveis morram por conta desse vírus e a economia pare como parou”, completou.


Compartilhe