Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

São Paulo libera uso máscaras em locais abertos a partir desta quarta-feira (9)

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público.

São Paulo libera uso máscaras em locais abertos a partir desta quarta-feira (9) Foto: Agência Brasil

São Paulo libera uso máscaras em locais abertos a partir desta quarta-feira (9)

Saúde Por: Alexandre Branco - 09/03/2022

O governo de São Paulo confirmou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do Estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (9). O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

A decisão se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação e é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês. O decreto tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br). Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

100% de ocupação em estádios

O governo paulista também anunciou nesta quarta-feira (9) a liberação de ocupação máxima de público nos estádios de futebol do Estado de São Paulo. A medida, também válida para eventos esportivos em geral, culturais e de lazer, foi tomada por orientação do Comitê Científico devido ao aumento dos índices de vacinação e da melhora dos indicadores da pandemia.

Antes restrito, o acesso do público a estádios começou a ser liberado no início de outubro do ano passado, quando os jogos de futebol e eventos esportivos em geral em ambientes abertos passaram a receber público.

O avanço da vacinação e a redução dos casos foram essenciais para a tomada desta decisão. São Paulo tem 83% da população adulta com esquema vacinal completo e 98,8% com pelo menos uma dose da imunização. Entre crianças de 5 a 11 anos, 70,6% tomaram a primeira dose e 20,2% estão com o esquema vacinal completo.

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o estado caiu 37,6% em uma semana em todo o estado e os índices de notificação de casos positivos caíram 42,2% na última semana e 54% em 30 dias. Houve também redução de 44,9% em uma semana dos casos de óbitos e 56% no último mês.

Para o ingresso nos estádios, os clubes mandantes devem exigir um comprovante com esquema vacinal completo. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48h para os do tipo PCR ou 24h para os testes de antígeno.


Compartilhe