Campanha em Sorocaba alerta para os riscos da hipertensão

A hipertensão arterial – a popular pressão alta – é um dos principais fatores de agravamento da Covid-19. A doença, silenciosa, já matou mais de 150 mil pessoas, somente nos cinco primeiros meses deste ano, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Campanha em Sorocaba alerta para os riscos da hipertensão Foto: Agência Brasil

Campanha em Sorocaba alerta para os riscos da hipertensão

Saúde Por: Alexandre Branco - 21/05/2021

A hipertensão arterial – a popular pressão alta – é um dos principais fatores de agravamento da Covid-19. A doença, silenciosa, já matou mais de 150 mil pessoas, somente nos cinco primeiros meses deste ano, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

No mundo todo, maio é o mês de conscientização da população sobre os riscos da hipertensão. Por isso, a CardioPro e o Laboratório Servier do Brasil estão trazendo a Sorocaba a Campanha #PORQUESIM que, inclusive, tem o apoio da International Society Hypertension.

Por meio de adesivos perfurados que serão colocados nos vidros traseiros dos ônibus que circulam pela cidade, as empresas pretendem informar as pessoas sobre a importância de sempre medir a pressão arterial.

O cardiologista Fernando Sampaio, 56 anos, explica que, com ou sem predisposição genética, a pressão alta pode ser prevenida com simples ações, entre elas não abusar do sal, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente (pelo menos 50 minutos e três vezes por semana), não fumar, moderar no consumo de álcool, controlar o estresse e medir regularmente a pressão. “Daí a necessidade e a importância de campanhas como a #PORQUESIM”, justifica.

Já a farmacêutica Maria Angélica Silva de Abreu Cação acrescenta que 20% da população brasileira é hipertensa e a maioria não tem controle sobre a doença. “Essas pessoas precisam ser conscientizadas da necessidade de um controle diário da pressão, de tomar os remédios prescritos, ter acompanhamento médico adequado e, em caso de dúvidas, o farmacêutico está apto a prestar a atenção necessária”, detalha.

Os representantes da CardioPro e do Laboratório Servier do Brasil ressaltam que, atualmente, as doenças cardiovasculares estão atrás apenas da Covid-19 em termos de mortalidade. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, por exemplo, estima que há 30 milhões de hipertensos no país. “No Brasil, cerca de 300 mil pessoas vão morrer de doenças cardiovasculares em 2021”, lamenta Maria Angélica.

Outra ação que fará parte da Campanha #PORQUESIM em Sorocaba é a aferição da pressão, de graça, na CardioPro, localizada na Rua Eulália Silva, 214, quarto andar, Jardim Faculdade. A atividade está marcada para a quarta-feira (26), a partir das 13h30.

Em Sorocaba, a iniciativa conduzida pela CardioPro, clínica especializada em prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao coração, bem como pelo Laboratório Servier do Brasil, referência em pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras no tratamento da hipertensão arterial, conta com os apoios da Urbes, empresa pública que opera o transporte municipal, e da Eletromidia Sorocaba, o maior veículo de mídia out-of-home do Brasil.

Para saber mais, basta acessar ao site https://www.porquesimservier.com/, ligar ou mandar mensagem de WhatsApp em um dos seguintes números: (15) 99107-0302 ou (15) 99165-0596.

(Da Redação)


Compartilhe